segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Professores da Escola de Educação Especial João Cardoso Júnior participam de Oficina de Holos - Sistema Educacional


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove a Oficina de Holos - Sistema Educacional, por meio do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite). A oficina acontece nesta sexta-feira, 29, e nos dias 3 e 6 de outubro, no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) da Dite, localizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, em Aracaju.

A formação atende a 22 professores da Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Junior. As atividades serão realizadas nos turnos da manhã e tarde, com carga horária de 20 horas.

O professor de geografia e técnico da Dite, Antônio Carlos Vieira, explica que conhecer o programa Holos é importante no que se refere à busca da garantia ao atendimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, no desenvolvimento de ações que promovam acessibilidade e programas de formação continuada de professores que atuam com alunos que possuem alguma deficiência.

Trabalhar novas vertentes educacionais a partir do uso da tecnologia

"O Holos é mais um programa para gerar aula com jogos digitais. O seu grande diferencial é que ele gera um relatório de acompanhamento que demonstra se o estudante está evoluindo ou não nas atividades", comentou o técnico ao destacar que é de extrema importância buscar os recursos que facilitem a vida dos estudantes que possuem alguma dificuldade na aprendizagem.

A professora da Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Junior, Ana Claúdia Sousa Mendonça, elogiou a capacitação e comentou acerca da importância do apoio da Seed. "O Sistema vai nos oferecer novos aparatos e possibilidades para repensar a prática profissional, principalmente para nós que trabalhamos com alunos especiais", ressaltou.

Holos

O Programa Holos foi desenvolvido como ferramenta para auxiliar o processo de aprendizagem utilizando como recurso jogos educativos e como incentivo à utilização de recursos de áudio, imagem e escrita no contexto da sala de aula. "Busca-se nesse sentido, estimular os professores a utilizarem maneiras diferenciadas de aprender e de ensinar e que possibilitem o desenvolvimento de novas competências utilizando atividades e situações significativas aos alunos', afirma Josevanda Franco, coordenadora do SEDH.







Publicação original: SEED-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário