terça-feira, 18 de agosto de 2015

Preferencial, o que é isso?


Atualmente em todas as empresas de prestação de serviços encontramos o chamado atendimento preferencial. Nos bancos, postos de saúde, clínicas, estacionamentos, passagens de trânsito etc. Inclusive, foi criada uma lei para que esse atendimento e uso dos serviços ofereçam o item preferencial visando a atender pessoas idosas, deficientes físicos, gestantes, etc.


Como era no passado


A existência da lei dando preferência é nova, embora nem sempre respeitada pela grande maioria! Mas antigamente os idosos eram atendidos sem precisar enfrentar filas! As pessoas educadamente cediam a vez aos idosos, gestante e pessoas com deficiência física sem a necessidade da existência da lei. Hoje não se tem educação e nem se respeita essa tal lei!!!


O Preferencial e o Exclusivo


Já presenciei várias vezes bate boca nos caixas de supermercados quando o caixa preferencial atende a uma pessoa jovem e considerada sem problemas físicos. Em um dos casos, o gerente do supermercado foi chamado por que a caixa não queria atender um rapaz, alegando que o mesmo era para atender pessoas idosas. O rapaz questionava onde estavam as pessoas idosas (a fila estava vazia). Ele simplesmente preguntou a gerente se ele sabia a diferença entre preferencial e exclusivo. Se é preferencial, o caixa tem de atende preferencialmente caso a existência de clientes idosos acima de 60 anos, deficientes físicos, gestantes e mulheres com criança de colo e caso não exista nenhum, o caixa tem de atender os clientes normalmente. Ele perguntou objetivamente ao gerente se o caixa era exclusivo para idosos!!!


Quem tem de fazer respeitar a lei? 


Grande parte das empresas, de atendimento, criaram serviços de senhas classificadas de acordo com tipo de cliente. Para o atendimento, dito preferencial, foram criadas senhas preferenciais! Estranhamente, muitas pessoas, que não possuem nenhuma característica de cliente preferencial, se utilizam desta s senhas. Os estabelecimentos que mais noto esse procedimento são as agências bancárias e quando se questiona por que clientes não preferências são atendidos antes de idosos, gestante, etc a explicação, dos funcionários da empresa (principalmente bancos), é que eles não têm obrigação de controlar isso e sim os que estão sendo desrespeitado exigirem seus direitos! Quer dizer que os bancos atende pessoas que usam da esperteza usando senhas preferenciais e os outros clientes é quem tem de impedir que os funcionários façam atendimento? Fico imaginando os idosos nas filas tentando impedir pessoas mal educadas e mal humoradas respeitarem a lei!!1 Pra que existe o serviço de segurança destas empresas? As empresas não estão obrigadas a fazerem valer esta lei?

Texto original: DEBATENDO A EDUCAÇÃO

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